Foto: Celso Bender (Assembleia Legislativa)
Foi aprovada nesta terça-feira, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a indicação do governador Eduardo Leite (PSDB) para a presidência e diretorias do Banrisul. Por 31 votos favoráveis a 15 contrários, os deputados aprovaram o PDL 1 2019, da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que aprova os nomes indicados pelo governador para comporem a direção do Banrisul. São eles: o economista carioca Coutinho Mendes para presidente do banco e Osvaldo Lobo Pires, Raquel Santos Carneiro, Marcos Vinícius Feijó Staffen, Claise Muller Rauber e Fernando Postal para as diretorias. Foi a quarta semana consecutiva em que a matéria esteve na Ordem do Dia da sessão.
Vereadores da Quarta Colônia buscam recursos para a região na Capital
A matéria começou a ser apreciada na sessão de 7 de maio, mas o processo foi interrompido por falta de quórum. Antes, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Sebastião Melo (MDB) foram à tribuna para discutir a proposta, levantando questionamentos sobre a remuneração proposta à diretoria e das intenções do governo ao escolher nomes do mercado financeiro. Já na sessão do dia 14 de maio, não houve quórum para começar a Ordem do Dia, e a sessão não foi retomada.
Em 21 de maio, o processo de votação foi retomado, e os deputados voltaram à tribuna para questionar novamente a escolha de nomes do mercado financeiro e a remuneração da diretoria. Após as manifestações, foi solicitada verificação de quórum e apenas 25 parlamentares registraram sua presença, o que impediu o prosseguimento das votações.
Hoje, Luiz Fernando Mainardi (PT) voltou à tribuna, em uma comunicação de liderança, para lembrar o processo de votação da matéria, com retirada ou falta de quórum em três oportunidades. O deputado criticou o que classificou de prática injusta do governador, com um aumento de 74,5% no salário da diretoria do Banrisul, enquanto para o piso regional foi proposto um reajuste de 3,4%. Além disso, ele também criticou os que argumentavam que não caberia ao governador determinar o salário da direção do banco, observando que Eduardo Leite acabou por intervir e limitar o aumento proposto, após quatro sessões plenárias em que o tema não foi votado.
Veja as posições de deputados que participaram de evento em Santa Maria
A aprovação do requerimento de preferência do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), por 36 votos a 11, determinou que apenas o texto original fosse votado. Com isso, um outro requerimento de preferência e um substitutivo propostos pela deputada Luciana Genro (PSOL), com o objetivo de votar em separado as indicações do presidente e dos diretores do banco, não foram apreciados.
Também discutiram o projeto na tribuna os deputados Zé Nunes (PT), Valdeci Oliveira (PT), Rodrigo Maroni (PODEMOS), Edegar Pretto (PT), Pepe Vargas (PT) e Fernando Marroni (PT).
*Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul